Quais são os riscos que a empresa corre em vender ao cliente o que ele não precisa, ao menos, naquele momento? Todo o cuidado é pouco nesse contato, especialmente se é o primeiro. O melhor caminho é assumir a postura de médico diante do paciente: ouvir a sua a dor para entender o quadro, fazer um diagnóstico e indicar a solução.

Muitas vezes, a necessidade da empresa é complexa, mas nem por isso é preciso apresentar um projeto robusto, que poderá inviabilizá-lo em razão de custos, processos operacionais, entre outros. O importante é mostrar o melhor caminho, como pode suprir a necessidade e ajudar o cliente a listar os objetivos mais prementes do negócio. Essa lista de prioridades dará o norte da estratégia da trajetória de transformação.


O atendimento personalizado exige conhecimento de processos das diversas indústrias, para que seja possível alinhá-los às soluções específicas, que atendam, de fato, às reais necessidades e expectativas do cliente.  Assim, será garantida a credibilidade. Atributo difícil de conquistar e de manter porque necessita de uma construção, sempre com muita transparência e profissionalismo, ao longo do relacionamento entre fornecedor e cliente.

Para ser assertivo e oferecer o que, de fato, o cliente precisa, portanto, é necessário fazer a lição de casa, estudar bem o negócio, o mercado em que atua e a concorrência. Somente dessa forma é possível ser assertivo em um atendimento personalizado.


Vale alertar que a percepção de valor acontece de maneira evolutiva, sendo construída ao longo de todas as interações com o cliente, antes e depois da compra. É extremamente valioso proporcionar a ele a melhor experiência durante o processo de venda. Nessa jornada, não esqueça do pós-venda, porque ela não acaba com a assinatura do contrato. Oferecer suporte e orientação é chave, estreita o relacionamento e estabelece uma verdadeira relação de parceria.

Aqui na Resource, trabalhamos por verticais de indústrias/negócios, o que já transmite ao cliente nossa especialização e foco em soluções de mercado. Nossa abordagem padrão inclui iniciar o atendimento com um especialista de negócio, que escuta, analisa e propõe uma solução, sob medida, considerando prazos e budget.

Não medimos esforços para ganhar a confiança do cliente e para isso realizamos sessões de levantamento de informações (Assessment), revisão/melhoria/inovação nos processos de negócio (Design & Thinking), provas de conceito (POCs), visitas para comparação de práticas (Benchmarks) e projetos-piloto para comprovar o retorno do investimento (ROI).


Praticar a clareza e a imparcialidade com o cliente é um processo ligado à cultura corporativa. Nosso time possui as tão decantadas soft skills como simplicidade, franqueza, honestidade e transparência, ingredientes fundamentais que são incentivados pelas lideranças.

Considero essa prática de vender o que realmente o cliente necessita como um dos pilares da Resource. Somos realmente conhecidos por priorizar o atendimento/delivery em detrimento do valor da venda/resultado.

Entre em Contato

Quer saber mais sobre a Resource? Entre em contato agora mesmo

Fale com a gente

Trabalhe Conosco

Quem transforma empresas de sucesso, pode transformar a sua carreira também.

Cadastre seu currículo

A Resource

Somos uma tech partner focada em entrega de transformação digital.

Conheça a empresa