Para responder essas e outras questões, é necessária uma grande quantidade de dados que, após serem tratados, são insumos para modelos inteligentes que traduzem esses dados, os transformando em informação para definir as estratégias e as tomadas de decisões nas empresas. Tudo isso sempre com o foco no cliente, seja para direcionar um produto, uma oferta, ou até mesmo detectar e prevenir fraudes e outros ilícitos.
Com as tecnologias de Big Data, podemos coletar e armazenar grandes quantidades de dados estruturados e desestruturados. Estudo recente mostra que 2,5 Exabytes são produzidos diariamente no mundo. Um outro levantamento, realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), em 2013, revela que utilizamos apenas 0,5% dos dados armazenados, ou seja, existe um universo infinito de informações e descobertas a ser trabalhado com esses dados.
Pesquisa da consultoria Protiviti aponta que 66% dos processos ligados à auditoria interna na apuração de fraudes já são realizados com o apoio de Big Data e essa prática segue em crescimento.
O principal benefício do Big Data na apuração de fraudes, segundo os entrevistados, é a possibilidade de obter uma visão em tempo real dos riscos organizacionais e de realizar auditorias baseadas em riscos.
A Protiviti destaca ainda na reportagem do IT Forum 365 que a inteligência de cruzamento de informações da Lava Jato, por exemplo, utiliza Data Analytics.
O Big Data proporciona geração de valor ao negócio, em variados setores como finanças, seguros, saúde, manufatura e varejo – fruto da integração dos sistemas, com metodologias de tratamento, normalização e higienização de dados, somados a uma infinidade de soluções capazes de transformar dados em informações altamente estratégicas.
Aqui na Resource, temos uma equipe de especialistas com domínio em soluções de Big Data e Analytics. Esse conhecimento foi adquirido por meio de cases de sucesso, o que amplia nossa certeza de que podemos oferecer soluções de valor aos nossos clientes, propondo um modelo de trabalho totalmente alinhado às necessidades de negócio e às exigências das áreas de tecnologia.
Com uma postura consultiva, a Resource preocupa-se em orientar nossos clientes no melhor caminho a seguir para a adoção de um modelo de Big Data, com uma análise de “go no go”, ou seja, se é a melhor solução a ser adotada, pois nosso compromisso é sempre com nossos clientes.
Nossa equipe apoia os clientes, acelerando a implantação de projetos complexos de Big Data, com todo o processo de ingestão e governança, em cloud ou não, bem como na exploração de todo o potencial analítico dos dados (Analytics), com a construção de Machine Learning e modelos estatísticos tradicionais.
Os dados hoje devem ser encarados como ativo estratégico, assim como imóveis e equipamentos. Para isso, precisam ser tratados, gerenciados e disponibilizados de forma inteligente. E a sua empresa, está no controle?